Matrícula Fácil 2020

As escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro já estão recebendo os cadastros dos interessados em ingressar nas instituições da rede no ano letivo de 2020 e também daqueles que querem se transferir. Estes procedimentos são realizados via internet, por meio do Matrícula Fácil, cuja oferta inclui tanto a capital quanto o interior do estado.

Matrícula Fácil 2020 (Foto: Reprodução Matrícula Fácil)

Desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, o sistema online de cadastro de alunos permite fazer a pré-matrícula para as escolas gratuitas da rede estadual do Rio, evitando que estudantes, pais e responsáveis tenham que ir em várias instituições em busca de vagas.

Por meio do Matrícula Fácil 2020 é possível se candidatar para vagas no ensino fundamental regular, ensino médio regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Curso Normal (formação de professores) e também para cursos técnicos gratuitos ministrados nas escolas estaduais, entre outras modalidades de ensino.

Quando começam as inscrições?

As inscrições para o Matrícula Fácil 2020 já estão abertas! E o caminho é bem simples para quem procura escolas de graça no Rio de Janeiro. Basta acessar o site http://www.matriculafacil.rj.gov.br/index.html e efetuar o seu cadastro, mas fique atento ao prazo, que se encerra no dia 4 de dezembro.

Comece digitando os seus dados (nome completo, telefone, data de nascimento etc) e informe a etapa de ensino pretendida. A seguir, é hora de informar os documentos, os dados do responsável (se menor de idade) e o endereço. Logo após, escolha de duas a três escolas nas quais tenha interesse em estudar e confirme o seu cadastro.

inscrição matrícula fácil
Formulário de inscrição (Foto: Reprodução Matrícula Fácil)

Finalizada a matrícula online, você deve aguardar o resultado do Matrícula Fácil 2020, que será divulgado no dia 20 de dezembro. Os candidatos selecionados deverão efetivar a matrícula comparecendo à escola designada entre os dias 6 e 8 de janeiro, levando a documentação exigida, que inclui:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento (original)
  • Histórico escolar ou declaração
  • Identidade e CPF do responsável (se menor de 18 anos)
  • Comprovante de residência atualizado
  • Laudo médico que comprove a deficiência, se for o caso

Lista de Escolas Matrícula Fácil

Interessado em descobrir as escolas com vagas abertas no Matrícula Fácil 2020? Acesse o site http://www.matriculafacil.rj.gov.br/ListaDeEscolas.aspx e use os filtros disponíveis para conferir as instituições que ofertam oportunidades para o próximo ano letivo.

É possível fazer a busca por cidade, nome da escola, série pretendida, bairro, turnos e escolas com acessibilidade. Após marcar os filtros desejados, basta clicar em “Pesquisar” para visualizar a oferta.

Como fazer transferência de Escola?

Os estudantes que desejam mudar de escola também podem utilizar o sistema de pré-matrícula online do Rio de Janeiro para solicitar a transferência. É possível mudar, por exemplo, de uma escola particular ou de uma escola municipal para uma das instituições estaduais.

vagas matrícula fácil 2020
Há vagas para diferentes faixas etárias (Foto: Freepik)

A transferência de escola Matrícula Fácil 2020 estará disponível a partir do dia 27 de janeiro, por meio do site http://www.matriculafacil.rj.gov.br/, ou seja, este procedimento acontece em época diferente das inscrições para quem vai ingressar no sistema pela primeira vez.

O processo é basicamente o mesmo: o interessado em se transferir de escola precisa se cadastrar, informar a escola de origem e definir o colégio para o qual deseja se inscrever, seguindo as orientações na página.

Add Comment