Matrícula Fácil 2020 para Creches

Os pais que estão em busca de creches gratuitas no Rio de Janeiro já podem se cadastrar via internet para realizar a pré-matrícula em uma das unidades com vagas abertas, utilizando o sistema Matrícula Fácil 2020 para creches. Há diversas opções de instituições e para saber como buscar a melhor alternativa para as crianças é só continuar a leitura!

creche gratuita
Matrícula Fácil 2020 para Creches (Foto: Freepik)

As creches públicas são uma boa alternativa para quem não tem onde deixar os filhos pequenos durante o horário de trabalho nem pode pagar por uma instituição privada. Nestes estabelecimentos são oferecidos apoio pedagógico e os cuidados necessários às crianças.

Para quem procura creches públicas na capital carioca a boa notícia é que o cadastro pela internet possibilita verificar as instituições com vagas abertas sem precisar passar de uma em uma, escolhendo aquela que melhor se enquadrar em seus requisitos. A ida à creche só se dá após a definição pela unidade escolhida, na hora de confirmar a matrícula.

Lista de creches disponíveis

Diferente dos outros níveis de ensino, cujas inscrições se dão pelo sistema Matrícula Fácil, as vagas para creches no Rio de Janeiro gratuitas são realizadas por meio da plataforma Matrícula Rio, que traz oportunidades para as instituições localizadas na capital carioca.

O sistema é o mesmo utilizado para a matrícula online nas escolas municipais do Rio de Janeiro, ou seja, estamos falando de instituições de ensino administradas pela prefeitura do Rio, que abrem vagas anualmente para crianças com idade entre 6 meses e 3 anos e 11 meses.

vagas em creches RJ
As crianças devem ter até 3 anos e 6 meses para ingressar nas creches da rede municipal (Foto: Freepik)

Antes de efetuar a inscrição do seu filho, você pode conferir a lista de creches RJ com vagas abertas para 2020. Basta acessar o site https://matricula.rio/ e clicar em “Relação de Creches, EDIS e Escolas”. Na sequência, escolha o bairro desejado e clique em “Pesquisar”.

O resultado mostra o nome da creche e o endereço, entre outras informações, permitindo aos pais verificar a proximidade da instituição com a sua residência.

Como se inscrever

As inscrições Matrícula Rio 2020 para creches já estão abertas. O cadastro é realizado por meio do site https://matricula.rio/, na opção “Fazer inscrição”. Ao entrar na página, informe os dados solicitados (origem do candidato, data de nascimento etc) e clique em “Continuar”.

inscrição matrícula rio
Página de inscrição (Foto: Reprodução Matrícula Rio)

Na sequência, informe os dados do aluno e dos responsáveis e escolha até cinco opções de creches em que o seu filho poderia estudar, não se esquecendo de colocar a ordem de preferência. Com tudo preenchido, clique em “Finalizar inscrição” e imprima ou anote o número de inscrição gerado.

Agora, é só aguardar o resultado da Matrícula Rio 2020, que deve sair no mês de dezembro, e comparecer à creche escolhida com toda a documentação solicitada (da criança e dos pais) para confirmar a matrícula, lembrando que deixar de ir à instituição na data informada pode resultar na perda da vaga.

Outras modalidades

A oferta de vagas Matrícula Rio 2020 também inclui oportunidades para educação especial, pré-escola, ensino fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos, cujas inscrições são recebidas no mesmo site da Matrícula Carioca.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 1746.

Add Comment