Matrícula Fácil 2020 – Ensino Médio RJ

Vagas para o ensino médio gratuito no Rio de Janeiro estão disponíveis em várias escolas da rede estadual para o ano de 2020, trazendo oportunidades para adolescentes e jovens da capital fluminense e também de diversas regiões do estado, por meio do Matrícula Fácil.

ensino médio
Matrícula Fácil 2020 – Ensino Médio RJ (Foto: Freepik)

Maneira mais simples e rápida de garantir o acesso às escolas estaduais do Rio, o Matrícula Fácil 2020 é o sistema de cadastro online de estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino, trazendo vagas para diversos níveis, permitindo que os interessados se candidatem via internet, sem sair de casa.

Um dos níveis disponibilizados através da matrícula online é o ensino médio, última etapa da educação básica e que serve de preparação para os estudantes ingressarem no ensino superior, além de possibilitar também a participação em cursos técnicos.

Modalidades disponíveis

As vagas para ensino médio Matrícula Fácil 2020 estão distribuídas entre diferentes modalidades, a começar pelo nível médio regular, que atende aos adolescentes matriculados no 1º, 2º ou 3º ano.

formatura ensino médio
O ensino médio é uma das etapas mais importantes do nível básico (Foto: Freepik)

O sistema também dispõe de vagas para o ensino médio técnico (ou estendido), no qual o aluno faz, ao mesmo tempo, o nível regular tradicional e um curso profissionalizante, que pode ter até quatro anos de duração, além do ensino médio EJA (Educação de Jovens e Adultos), para quem não concluiu os estudos na idade adequada e quer voltar à escola.

Na oferta de pré-matrículas online para o ano de 2020 estão disponíveis ainda oportunidades para o ensino médio inovador, ensino médio vocacional intercultural, ensino médio vocacional profissionalizante, curso normal (formação de professores) e curso Técnico em Administração (concomitante).

Escolas com vagas abertas

Quais escolas oferecem vagas no ensino médio gratuito pelo Matrícula Fácil RJ 2020? Descobrir as instituições com oportunidades abertas é muito fácil. O primeiro passo é acessar o site http://www.matriculafacil.rj.gov.br/ListaDeEscolas.aspx.

escolas matrícula fácil
Descubra as escolas com vagas abertas na plataforma (Foto: Reprodução Matrícula Fácil)

A seguir, escolha o município onde deseja estudar e marque a série pretendida no campo específico, entre as opções do nível médio. Agora, é só clicar em “Pesquisar” e conferir o resultado, que mostra o nome da instituição de ensino, o endereço, a modalidade (regular, EJA, vocacional etc) e o turno, além de informar se há acessibilidade no colégio.

Você também pode usar os critérios referentes ao turno para refinar a busca — se deseja estudar à noite, por exemplo, basta marcar esta alternativa, para ver apenas as escolas com vagas abertas no período noturno.

Inscrições Matrícula Fácil 2020

Encontrou a vaga desejada para o ensino médio RJ grátis? Agora, é a hora de fazer a sua pré-matrícula pela internet, acessando o site http://www.matriculafacil.rj.gov.br/. Clique em “Faça a sua inscrição” e preencha a ficha de cadastro eletrônico, com todos os dados solicitados, até o dia 4 de dezembro, quando terminam as inscrições para 2020.

Além das suas informações pessoais, escolha de duas a três opções de escolas em que você pretende fazer o ensino médio na rede pública estadual. Feito isso, é só aguardar a lista de classificação do Matrícula Fácil 2020, que sai no dia 20 de dezembro.

Depois do resultado, separe a sua documentação (RG, CPF, histórico escolar, comprovante de residência etc) e vá à escola para a qual foi selecionado para confirmar a matrícula. O atendimento acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, lembrando que é essencial a presença no local, pois apenas a inscrição online não garante a vaga.

Add Comment