Matrícula Fácil 2019: Inscrições e Datas

Fazer a inscrição Matrícula Fácil 2019 é a forma mais simples de fazer a matricula na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. O procedimento é simples, rápido e dispensa filas e meses de espera. Confira como fazer a matrícula do seu filho pela internet.

Matrícula Fácil 2019: Confira o cronograma!

A matrícula fácil é informatizada. Foi criada para que alunos da própria rede estadual que desejam mudar de escola ou até mesmo para os que irão ingressar nas escolas estaduais.

Atenção aos períodos de matrícula para Matrícula Fácil 2019 que começam, em outubro:

Cronograma Matrícula 2019

Seguindo cronograma do calendário anterior, é preciso ficar atento às datas, pois a renovação da matrícula, normalmente, ocorre entre 30 de outubro e 22 de novembro, no site www.matriculafacil.rj.gov.br

cronograma matricula facil

A renovação da matrícula, normalmente, ocorre entre outubro e novembro no site oficial do Matrícula Fácil. (Imagem: Divulgação)

Já a confirmação da reserva de vagas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, em 2018, esteve disponível entre 03 e 8 de janeiro.

De 16 a 19 de janeiro: Período de Inscrição para a segunda fase Matrícula Fácil, em www.matriculafacil.rj.gov.br. Este período é voltado para os alunos que não foram matriculados e os novos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino médio, sendo 16 e 17, dias exclusivos para alunos não alocados na 1ª fase.

De 24 a 26 de janeiro: Período de confirmação da 2ª fase da matrícula nas escolas aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A partir de 01 de fevereiro: Período de matrícula direto na escola, incluindo as vagas remanescentes da Matrícula informatizada.

Documentação necessária para matrícula fácil

documentacao matricula facil

Para efetuar a inscrição é preciso de alguns documentos. Confira alista abaixo. (Imagem: Divulgação)

Normalmente, em dezembro, é o mês de divulgação do resultado da inscrição no site www.matriculafacil.rj.gov.br. O importante é confirmar a pré-matrícula na escola em que foi selecionado, na data que será divulgada no mês de janeiro de 2019. Para concretizar a matrícula, leve os seguintes documentos para Matrícula Fácil 2019:

  • Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento);
  • CPF, se possuir;
  • Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade Escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;
  • Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;
  • Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
  • Comprovante de residência.

As matrículas podem ser realizadas por alunos dos anos: 6º, 7º, 8º e 9º do Ensino Fundamental Regular; Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos; 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Regular; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador.

Como fazer a inscrição na matrícula fácil 2019

Na página Matrícula Fácil 2019, acompanhe as informações sobre prazos, como fazer a inscrever. Além da lista de escolas com vagas disponíveis, bem como idade para se inscrever em cada série. Ainda há informações de quando e como confirmar a matrícula na escola.

Renove a sua matrícula

Atenção, se você já é aluno da rede estadual e pretende permanecer na mesma escola, é preciso renovar a matrícula na própria unidade escolar. Portanto, procure a secretaria da escola no período de 30 de outubro.

O Matrícula Fácil é um programa criado pelo Ministério da Educação com a Secretaria de educação do Rio de Janeiro. O principal objetivo da iniciativa é facilitar o processo de matrícula.

O programa, inicialmente, atende a escolas do Rio de Janeiro. Mas, hoje em dia, outros estados brasileiros também já aderiram a esta facilidade. Consulte no site do governo do seu estado mais informações sobre a Matrícula Fácil 2019: Inscrições e Datas.

Add Comment